Rinoplastia

Conhecida também como cirurgia plástica de nariz, a rinoplastia corrige imperfeições do nariz. O procedimento exige do cirurgião grande habilidade cirúrgica e sensibilidade artística para planejá-lo e esculpi-lo em harmonia com a face, preservando a naturalidade. Deve-se entender que não existe um modelo ideal de nariz. Cada caso é estudado minuciosamente e as expectativas e limitações são discutidas com o paciente.

Indicação:

A rinoplastia, de acordo com o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, é procurada por pacientes que queiram diminuir ou aumentar o nariz, mudar o seu formato ou corrigir problemas respiratórios. É preciso que já tenham completado a formação cartilaginosa nasal, o que ocorre geralmente com 16 anos.

Cicatriz:

Segundo o Dr David Passy, existem duas técnicas de rinoplastia, a endorinoplastia e a exorinoplastia. A primeira é a mais usada, por ser realizada no interior das cavidades nasais e não deixar as cicatrizes à mostra. Na exorinoplastia, a cirurgia é feita por fora da cavidade nasal e deixa uma pequena cicatriz na base do nariz.

Considerado um procedimento relativamente novo, o Dr David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, utiliza também a rinomodelação para tratar algumas deformidades do nariz. Ele pode ser aumentado, afinado ou erguido, sem necessidade de cirurgia.

Duração:

O tempo de duração da rinoplastia é de 45 minutos à uma hora e meia. A internação varia entre 12 a 24 horas.

Anestesia:

Pode ser usada a anestesia local ou a geral.

Pós-operatório:

O paciente deve usar uma bandagem de gesso no nariz durante sete dias. Após este período, ele já pode voltar a trabalhar. A atividade física, praia e piscina estão liberados após 30 dias.

Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana após a cirurgia plástica de nariz. Os exercícios físicos só serão liberados a partir de 20 dias ou, dependendo da sua recuperação, a critério médico.  Evite dirigir na primeira semana.

A higiene do rosto pode ser feita com lenços umedecidos. Para os pacientes de pele oleosa, recomenda-se o uso de lenços de controle de oleosidade. Os lábios podem ficar ressecados devido à respiração pela boca. Para seu maior conforto, utilize manteiga de cacau ou outro hidratante labial.

Evite alimentos de difícil mastigação e procure fazer uma alimentação nutritiva e não gordurosa. Não tome bebidas alcoólicas na semana após a cirurgia no nariz, pois elas podem aumentar o edema.  

Recomenda-se dormir de barrigapara cima, para que um lado não fique mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe, pois o resultado da cirurgia não será prejudicado. Não tome sol por um mês após a rinoplastia ou enquanto houver manchas roxas. Os óculos podem ser usados após liberação médica. O resultado final da cirurgia plástica de nariz é vista seis meses após a cirurgia.