Oncologia Cutânea


A Oncologia Cutânea é a especialidade médica que trata do câncer de pele, que é um dos tumores mais frequentes no Brasil. O aparecimento, mudança de cor, aumento de tamanho ou irregularidade na coloração de pintas e sinais são indicativos da necessidade de uma pesquisa clínica por um especialista.

Os tumores mais comuns são os Carcinomas Basocelulares que, na sua grande maioria, são originados pela exposição solar e os chamados Melanomas, que são tumores mais graves e de tratamento mais complexo, que necessitam em alguns casos de acompanhamento oncológico.

De acordo com o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, a cirurgia na maioria das vezes é de caráter ambulatorial, realizada com anestesia local e sem necessidade de internação. Sendo totalmente retirada a lesão e dependendo do tipo de tumor o paciente estará curado.

As cirurgias de oncologia cutânea removem lesões malignas da pele, de modo a restaurar a função e estética da área afetada.

De acordo com o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, o pós-operatório não exige um período prolongado de repouso, desde que a lesão esteja em sua fase inicial. O retorno ao trabalho é rápido.

David Passy diz que a sua equipe prefere o procedimento de congelação ao método micrográfico, pois desta forma já se pode ter a certeza da retirada total da lesão no ato da cirurgia.

A análise do tumor é feita pelo médico patologista logo após a retirada do tumor, ainda na sala de cirurgia.
O Dr. David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, dispõe de uma equipe multi-profissional com dermatologistas que auxiliam no diagnóstico dos tumores de pele.

Duração:

São tratados a nível ambulatorial sem necessidade de internação.

Anestesia:

É utilizado anestésico local e às vezes sedação.

Cicatriz:

A cicatriz depende do tamanho e da localização da lesão.

Pós-operatório:

A recuperação do pós-operatório e o retorno às atividades diárias dependerá do tipo, tamanho e da localização do tumor.
Pode ocorrer edema que regride em pouco tempo. Se for necessário o uso de sutura, esta deverá ser removida em aproximadamente 7 a 14 dias.