Mamoplastia de Aumento


O objetivo da cirurgia de prótese de silicone nas mamas é aumentar os seios pequenos ou aqueles que sofreram diminuição em seu tamanho após a gravidez ou emagrecimento excessivo. É também realizada para corrigir mamas assimétricas, levantá-las (desde que não estejam muito flácidas).

Por meio de uma incisão mínima ao redor da aréola ou na axila, podemos levantar e aumentar as mamas. A prótese de silicone pode ser colocada tanto acima quanto abaixo do músculo peitoral. De acordo com a indicação e a expectativa do paciente, escolhe-se o tamanho ideal da prótese para que o resultado final seja o mais natural possível. Normalmente as próteses não precisam ser trocadas. Na cirurgia de reparação, a prótese mamária é utilizada para reconstruir mamas que sofreram mastectomia (retiradas) em conseqüência de tumores.

Indicações:

O implante de prótese de silicone é feito preferencialmente a partir dos 18 anos, idade em que o paciente já tem maturidade corporal e psicológica.  É realizado para aumentar ou levantar a mama, corrigir a flacidez ou ainda, no caso dos homens, definir a musculatura do tórax. É indicada também como cirurgia de reparação para mulheres que fizeram mastectomia.

De acordo com o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, a escolha da prótese de silicone depende da experiência do cirurgião e do tipo de prótese já utilizado por ele, como também dos tipos de tórax e de mama. O Dr. David Passy indica o uso de implantes que deixem um aspecto mais natural. Podem ser utilizadas próteses redonda ou cônica.

Duração:

A mamoplastia de aumento dura em torno de 1 hora a 1h30 com período de internação entre 12 a 24 horas.

Anestesia:

A anestesia recomendada é a local ou a peridural.

Cicatriz:

O implante de silicone é colocado por uma pequena incisão na aréola, no sulco ou na axila. A cicatriz da mamoplastia de aumento é muito pequena, medindo em torno de três a quatro centímetros.

Recuperação:

Não se deve fazer esforço físico ou pegar peso por 72 horas. Em 15 dias, o paciente já está liberado para as suas atividades. A mama leva de três a seis meses para ganhar sua forma definitiva.

Pós-operatório:

É preciso usar sutiã cirúrgico, até um mês, inclusive para dormir, para proteger e sustentar os seios, permitir a cicatrização perfeita dos tecidos e acelerar a reabsorção do inchaço. Evite levantar os braços acima dos ombros por duas semanas. Também não se deve dormir sobre as mamas pelo menos por 45 dias.

O pós-operatório da cirurgia de prótese mamária costuma ser pouco doloroso.