lipoaspiração e lipoescultura


A lipoaspiração é realizada, com pequenas incisões e cânulas de diâmetros bem reduzidos (cerca de um a três milímetros), conseguindo remover gordura de várias partes do corpo, o que melhora o contorno corporal. É uma cirurgia de recuperação rápida com retorno ao trabalho num curto período de tempo.

Podemos tratar diversas regiões do corpo, como abdome, costas, pernas, braços e papada. Segundo o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, é possível reaproveitar a gordura retirada e redistribuí-la (lipoenxerto) em outras regiões, seja para aumentar as nádegas ou corrigir determinadas depressões, através da técnica denominada lipoescultura.

Mesmo com dieta, muitas pessoas não conseguem se livrar do acúmulo de gordura em algumas partes do corpo, o que pode ser corrigido com este procedimento.

De acordo com o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, a lipoaspiração pode ser feita em diversas partes do corpo. As mulheres costumam fazer nas costas, no abdome e nos culotes. Já os homens, na papada e no abdome.  A lipoaspiração pode ser realizada com aparelho ou com uma seringa. Esta última, que é acoplada a uma cânula, é usada na lipoescultura.

A lipoaspiração não é uma técnica de emagrecimento, como muitas pessoas pensam. Ela é feita para retirar o excesso de gordura localizada, modelando e definindo melhor o contorno corporal. As irregularidades e depressões causadas pela celulite podem não ser eliminadas pela lipoaspiração, embora a aparência da região atingida seja melhorada.

Duração:

Varia de meia hora a duas horas, com período de internação entre 12 a 14 horas, dependendo do volume de gordura a ser retirada e da quantidade de área tratada.

Anestesia:

A anestesia usada na cirurgia de lipoaspiração pode ser a local ou a peridural.

Cicatriz:

Com incisões menores e cânulas de aproximadamente três milímetros, as cicatrizes da lipoaspiração são pequenas e em áreas escondidas pelas dobras naturais da pele. Elas ficam imperceptíveis após alguns meses.

Recuperação:

Em 10 a 15 dias, qualquer atividade física é liberada. Deve-se usar uma cinta modeladora durante 30 dias. O sol, a praia e a piscina estão liberados depois de um mês. O resultado final pode ser visto entre dois a seis meses.

Pós-operatório:

A lipoaspiração é uma cirurgia de recuperação rápida e, dependendo da sua atividade profissional, o paciente poderá voltar a trabalhar no dia seguinte. A drenagem linfática é indicada para ajudar na recuperação.