Abdominoplastia


O ganho de peso, a gravidez e o emagrecimento severo podem levar a flacidez na região do abdome, ou na popular barriga. A solução para este problema é a abdominoplastia que remove os excessos de pele e gordura da região e ainda corrige a flacidez da musculatura abdominal, deixando o abdome plano e a cintura mais fina.

Indicação:

A cirurgia plástica de abdome é indicada para pacientes que têm fraqueza muscular no abdome associado à flacidez da pele. O resultado confere um melhor contorno da cintura, reduzindo bastante a circunferência abdominal. O que define o resultado desta cirurgia não é a possível perda de peso, e sim as novas formas que o paciente ganhará.

Segundo o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro Ipanema, a cirurgia plástica de abdome deve ser realizada quando se está com o peso ideal, porque o paciente obeso tem mais risco de ter complicações pós-operatórias. Além disto, o excesso de peso pode comprometer o resultado final.

Duração:

A cirurgia de abdome dura entre 1h30 a duas horas com uma internação em torno de 24 horas.
 
Anestesia:

Na cirurgia plástica de abdome, a anestesia mais comum é a peridural com sedação.

Umbigo:

Seu umbigo será reposicionado e remodelado na abdominoplastia.

Cicatriz:

De acordo com o cirurgião plástico David Passy, que atende nas cidades de Itaperuna, Muriaé e no Rio de Janeiro, no bairro Ipanema, a técnica utilizada na abdominoplastia vai depender do tipo de abdome a ser operado. Pode ser um mini abdome, que deixará uma pequena cicatriz igual a de uma cesariana ou um abdome convencional que terá uma cicatriz transversal de um ossinho a outro da bacia. 

Pós-cirúrgico:

O cirurgião plástico David Passy explica que o paciente deverá ficar em repouso, que não precisa ser absoluto, durante um período de sete dias, quando deverá retornar ao consultório para retirar os pontos. Em 15 dias, ele já pode dirigir e fazer pequenas caminhadas.
O exercício físico leve pode ser retomado em um mês.  Em três meses, está liberado todo o tipo de atividade física.  Para ajudar a diminuir o inchaço pós-cirúrgico, Passy recomenda que o paciente faça a drenagem linfática.  

Recuperação:

Em torno de 15 dias a um mês, o paciente já pode ter uma ideia de como ficará a cirurgia plástica do abdome.  O resultado final pode ser visto em um ano.

Recomendações:

Deve-se ficar em repouso por uma semana.  É normal sentir uma sensação de cansaço neste período devido ao trauma da cirurgia plástica de abdome. Procure descansar e se alimentar bem.